Pilates: o que é, para que serve, exercícios e benefícios

Seg, 28 de setembro de 2020 às 13:14

Categorias: Pilates - Joinville - Centreville
Exercício é bom para flexibilidade e força muscular, mas não emagrece e nem hipertrofia

O que é pilates?
Chamado primeiramente de "contrologia", o pilates é um tipo de atividade física que busca o controle do músculos do corpo, fortalecendo a musculatura e melhorando seu tônus, além de conferir maior flexibilidade ao corpo. Hoje, alguns médicos a consideram uma forma de terapia, por ser um exercício individualizado.

A técnica é mais próxima a um exercício de força e é conhecida por melhora do contorno corporal, além de trazer mais força, ajustar a postura e melhorar a musculatura do centro do corpo, chamada de core.

O pilates é uma modalidade capaz de oferecer muitos benefícios ao praticante, promovendo maior consciência corporal e aumentando a flexibilidade. Além disso, sua prática pode ajudar a aumentar o prazer durante as relações sexuais.

Pilates emagrece?
O pilates pode contribuir para melhora do contorno corporal, por tonificar os músculos e ajudar na troca de gordura por massa magra. No entanto, não há queima de calorias suficiente durante a prática de pilates para que ele faça diferença no emagrecimento e na balança. O ideal, para este intuito, é aliá-lo a atividades aeróbicas, como corrida, natação ou algum esporte.

Benefícios do pilates
O pilates é um método que estimula o corpo de forma global durante cada exercício, visando aumentando de mobilidade, flexibilidade força e tônus muscular. Com isso, ele traz alguns benefícios como:

  • Melhora da postura
  • Mais prazer na relação sexual
  • Aumento do tônus muscular
  • Maior mobilidade articular
  • Evolução da marcha e corrida
  • Alívio de tensões
  • Foco na respiração
  • Incremento da flexibilidade

Para tanto, ele faz uso principalmente da respiração e de movimentos que usam o peso do corpo ou o auxílio/resistência das molas em seus aparelhos.

1 - Melhora da postura
A consciência corporal obtida com o pilates e o foco nos músculos do centro do corpo (conhecidos como core) fazem com que as curvas naturais da coluna sejam respeitadas, o que melhora a postura. Com isso, o exercício pode reduzir dores nas costas.

2 - Mais prazer na relação sexual
O pilates trabalha bastante a musculatura do assoalho pélvico, tendo como benefício indireto a possibilidade de ter mais prazer durante o sexo, principalmente no caso das mulheres.

3 - Aumento do tônus muscular
Os exercícios do pilates trabalham com a contração e força dos músculos, além de sua flexibilidade. Com isso, as fibras musculares são rompidas e reconstruídas, possibilitando a troca de massa gorda por muscular e um melhor contorno corporal, com redução de medidas.

4 - Maior mobilidade articular
Como os exercícios trabalham o corpo de forma global, as articulações também são estimuladas, o que torna o corpo mais móvel e facilita os movimentos do dia a dia.

5 - Evolução da marcha e corrida
Como movimentos globais são estimulados durante o pilates, isso faz com que movimentos comuns, como a caminhada, se tornem mais simples e melhor executados.

6 - Alívio de tensões
Por focar na respiração e na concentração na hora de executar um movimento, o pilates pode ajudar na redução do estresse. Esse benefício é incrementado pelo ambiente em que o exercício é realizado: normalmente salas tranquilas e com som ambiente agradável e calmo.

7 - Foco na respiração
No pilates a respiração adequada é indicada para facilitar a execução dos movimentos, o que traz mais consciência sobre como respiramos também no dia a dia, reduzindo o cansaço.

Além disso, por meio da reeducação da respiração e da concentração adquiridas no método, correr pode se tornar uma atividade mais prazerosa e com resultados mais rápidos. Além disso, a consciência corporal desenvolvida no pilates auxilia o equilíbrio do corredor e o alinhamento do corpo.

8 - Incremento da flexibilidade
Os exercícios voltados para este benefício são aqueles que enfatizam o alongamento global do corpo. Trabalhando a extensão de músculos e articulações, percebemos mudanças positivas em atividades como amarrar os sapatos e vestir as calças, por exemplo.


Agende seu horário e melhore a sua qualidade de vida!

Galeria de Fotos: